quinta-feira, 11 de abril de 2024

Prefeitura de São Carlos irá contratar empresa para ampliação do Cemitério Nossa Senhora do Carmo

Prefeitura de São Carlos irá contratar empresa para ampliação do Cemitério Nossa Senhora do Carmo

A Prefeitura de São Carlos vai realizar uma sessão pública no próximo dia 16 de abril, às 9h30, referente a licitação, na modalidade pregão eletrônico, para contratar uma empresa de engenharia para a construção do muro e demais serviços necessários para consolidação da ampliação do Cemitério Nossa Senhora do Carmo.

O Cemitério será ampliado em 11.768 m² e o valor máximo fixado para o edital é de R$ 405.199,18. A ampliação se deve pela constatação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável pela administração dos cemitérios da cidade, que identificou que o espaço remanescente no Nossa Senhora do Carmo somente tem condições de atender os sepultamentos por mais 80 dias.

São Carlos possui dois cemitérios públicos, o Santo Antônio de Pádua na Vila Prado e o Nossa Senhora do Carmo na região da Vila Marina. O Cemitério Santo Antônio de Pádua, há anos teve o esgotamento de espaço para novos sepultamentos (somente quem tem túmulo adquirido ainda tem direito, não existem mais terrenos para serem comercializados).

Já o Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em meados de 2007, caminhava para o esgotamento de vagas para sepultamentos, então a administração da época contratou o projeto de ampliação do mesmo em três etapas. A primeira etapa já foi ampliada num total de 26.187 m², a segunda etapa de ampliação também já foi executada com 12.369 m², agora a atual administração pretende executar a terceira etapa de ampliação num total de 11.768 m².

De acordo com o edital a empresa vencedora deverá executar a demolição do pavimento flexível no local de implantação do muro e passeio com instalação de guias de concreto pré-moldado e sarjetas sobre a via existente na confluência com a rotatória da rua Anita Stella, além de construir um novo muro com fundação, revestimento, rufo e pintura e instalação de portões de aço.

“A Secretaria Municipal de Obras Públicas, a pedido da Secretaria de Serviços Públicos, elaborou o projeto de ampliação do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, sendo a terceira ampliação, desta vez serão mais 11,7 mil metros quadrados e que terá novas possibilidades de sepultamentos pelos próximos 3 a 4 anos. Vamos adentrar a área chamada de garagem da Prefeitura, área que hoje tem servido de armazenamento de galhos de árvores. Vamos ocupar este espaço na continuidade do cemitério”, explicou o secretário de Obras Públicas, João Muller.

O Cemitério Nossa Senhora do Carmo possui 25.000 sepulturas, 100 mil sepultados e o Cemitério Santo Antônio de Pádua possui 2.000 sepulturas, com 9 mil sepultados.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Carlos